Sete
dias que antecedem o BRM 200 – 2021 a ser organizado pelo Audax Goiás reunimos
a turma dos voluntários para fazer o reconhecimento do percurso e definir os
detalhes finais para o brevet.
Na
companhia também compareceram alguns companheiros, que ansiosos para já
conhecer o que viria para o dia 13/03, também fizeram o trajeto com os
organizadores.
Após
as orientações do pedal, às 6:15 deu início à jornada no Posto Barcelona, sendo
o grupo formado por 9 ciclistas. O clima estava bem propício, sem sinais de
chuva e sem muito indicativo de calor.
Iniciamos
seguindo sentido Goiânia, onde fizemos a volta sentido Bela Vista no primeiro
retorno após o posto da Polícia Rodoviária Estadual. Esta primeira parte, todos
motivados, dispostos e na expectativa de um giro com boa média de velocidade.
Chegando em Bela Vista, o grupo decidiu não parar no Posto Mont Rey. O acesso para a GO para SMP4 fica na primeira rotatório após o posto, sendo necessário atravessar toda a cidade. Já quase na rodovia de acesso para São Miguel do Passa Quatro, optamos por parar em uma panificadora para não correr o risco de chegar em São Miguel e encontrar o comércio fechado. Embora a panificadora tivesse boas opções de lanche, recomendamos que o lanche da manhã seja feito no Posto Mont Rey, uma vez que além de mais opções para alimentação, também tem água disponível.
Pela
GO-219, nos 36 km para chegar ao PC-1 (Passa Quatro) não há qualquer opção de
parada, são boas subidas compensadas pelo visual e excelentes descidas. Já na
chegada a cidade tem um “monumento” de boas vindas, onde paramos para o
registro. Este será um ponto obrigatório que cada um deverá fazer e apresentar
no próximo PC ou quando solicitado pela organização.
Na
cidade fizemos uma parada para um lanche, ficou um pouco além do tempo que
esperávamos, pois a lanchonete não estava preparada para a demanda. Uma outra
opção seria no posto da saída para
Cristianópolis, onde também tem água gelada disponível.
Até
a chegada no PC-2 (Posto Entre Trevos) o acostamento é estreito e por ser rota
para ida do pessoal de Brasília para Caldas Novas, é importante ter bastante atenção.
Além do que há algumas subidas que podem chegar a 8% de inclinação. No local do
PC-2 tem uma excelente lanchonete, com excelente espaço, rede sem fio
disponível, ótimos banheiros e água disponível. Porem, não servem refeição aos
sábados.
Seguimos
pela GO-020, no primeiro trevo entramos à direita, passamos novamente por um
trevo, este de acesso à Caldas Novas e continuamos reto até o trevo seguinte
onde entramos à esquerda.
Até
a chegada em Piracanjuba são muitas subidas, e o tráfego de veículos é bem
reduzido. Não há opção de qualquer estabelecimento para lanche. São 36 km que
precisam ser bem planejados para evitar pane seca. Chegamos no PC-3 próximo às
13h, após o almoço partimos sentido Bela Vista.
No
trecho entre Piracanjuba e Bela Vista o percurso é mais agradável, porém a
ventania estava totalmente contra, o que exigiu mais esforço. Paramos no Posto Tabocão,
aguardamos reunir a turma e seguimos para a última etapa de 28km.
A
partir das 17 horas cada um foi chegando no seu ritmo, uns mais cansados que
outros, porém ambos satisfeitos por mais um desafio completado.
DICAS:
- A lanchonete do Posto Barcelona abre após às 6h. Assim, quem sair sem se alimentar, é recomendado parar no Posto Mont Rey.
- Sejam breves nas paradas. Evite tentar recuperar o tempo parado em cima da bike.
- Trecho entre o PC-2 até o trevo para Piracanjuba é curto, porém bastante movimentado. Muita atenção.
- Leve água suficiente para o trecho entre o PC-2 (Cristianópolis) e o PC-3 (Piracanjuba).
- Programe-se para almoçar em Piracanjuba (PC-3), porém se chegar após as 12h no PC-2, alimente-se por lá.
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