O tempo apresentava ótimas
condições para fazemos o reconhecimento do primeiro Brevet Vampirax na região
de Goiânia. Algumas pessoas são receosas em pedais de longas distâncias
principalmente quando o percurso exige que percorra parte no período noturno.
Mas este detalhe é imprescindível e não tem com evitar.
Ao propormos o percurso para o
Brevet 300 foi levado em consideração alguns pontos, tais como novo percurso e
proximidade do ponto de largada. A região da GO-020 (Goiânia - Bela Vista), já
bastante conhecida dos ciclistas, chamou bastante a atenção pois além de
possuir a estrutura de ciclovia, agora também está iluminada entre as duas
cidades. O trecho até Piracanjuba também é muito atrativo, com asfalto de
excelente qualidade e tráfego de veículo reduzido, é muito utilizada pelos
ciclistas que querem aumentar a distância do treino. Por fim, o trajeto
Pirancanjuba – Cristianópolis com a estrada pavimentada e baixíssimo movimento
de veículos permite aos ciclistas fluidez no deslocamento.
Organizado a logística para
saída, reunimos à 01 da manhã no Posto Barcelona, onde 5 minutos após já
estávamos em cima da bike para início do brevet. Estávamos em dois (Eu e o
André).
Saída do Posto Barcelona –
Senador Canedo -GO
Seguimos até o ponto de retorno
no Posto AlphaMall (PC 1), fizemos o registro de passagem e imediatamente
retornamos sentido Bela Vista. O trecho iluminado e poucos veículos permitiu
seguirmos com segurança. Optamos em trafegar pela ciclovia.
Passagem pelo PC 1 – Posto Alpha
Mall – Goiânia-GO
Chegamos em Bela Vista e para
aproveitarmos a temperatura agradável fizemos o registro pela passagem pelo
PC2, parando apenas para tirarmos a foto.
Passagem pelo PC 2 – Bela
Vista-GO
No retorno para o Posto Barcelona
começaram as primeiras gotas de chuva, precisamos fazer uma breve parada para
proteger os celulares, e poucos minutos foi água forte. Chegamos ao posto
debaixo de muita chuva. Neste momento o André não sentia muito bem e optou em
parar por ali mesmo. Feito um breve lanche, registrei a passagem pelo PC
seguindo em pedal solo para o trecho mais longo até a cidade de Piracanjuba.
Registro no PC 3 - Posto
Barcelona - Senador Canedo-GO
A chegada na cidade de Bela Vista
foi às 6:20 e aproveitei para fazer um lanche reforçado na lanchonete Monte
Rey. Parada de 30 minutos e ainda sob chuva intensa segui sentido ao próximo PC
em Piracanjuba.
Saída do Posto Monte Rey – Bela
Vista-GO
Devido ao início do feriado (21 de abril) percebi um aumento de veículos na estrada, mas não atrapalhou manter o ritmo do pedal, chegando à lanchonete Magno Pães às 08:40. Mais um café e recuperado às energias segui destino à cidade de Cristianópolis, o último PC.
Comprovante PC 4 – Piracanjuba-GO
Ao chegar na rodovia de acesso à
Cristianópolis a chuva já havia parado, porém a pista ainda molhada exigiu um pouco
de atenção. O trecho tem boas subidas e exige assim cautela na força, afinal é
necessário pensar na volta.
Subida à vista. Cristianópolis –
Piracanjuba.
Em Cristianópolis, posto Entre Trevos, parada para almoço e um descanso mais prolongado. Chegada às 11:20 e saída às 12:30. O sol já estava forte e feito as devidas proteções segui para a parte final do percurso. Começa os últimos 100 km.
Comprovante PC5 –
Cristianópolis-GO
Neste trecho final a média diminuía,
mas era necessário manter o foco e olho no tempo. A meta era chegar antes de
escurecer. Fiz a estratégia de segurar o ritmo e fazer paradas breves, abaixo
de 5 minutos. Entrando na pista Piracanjuba para Bela Vista percorri 15 km
parando em uma vendinha no povoado de Vereda para tomar um “refri” e logo segui
sentido Bela Vista. Chegando à cidade, parada no Posto Tabocão para molhar a
cabeça e trocar a água. Faltavam apenas 30 km, mas as forças já se esgotavam.
As subidas parecem ter ficado mais inclinadas e longas. Restando 10 km para o término a velocidade não passava dos 10 km/h, logo pensei que nesse ritmo gastaria uma hora para terminar. Tentava aumentar o ritmo, mas as pernas não obedeciam. Na última subida (Subida do Caldas) não passava do 8 km/h, e achei que se empurrasse andaria mais rápido. Mas falei comigo, só pode estar variando a cabeça. Rs. O sono estava querendo dominar, despejei a água que restava na garrafa e apertei o passo. Vencida a subida foi só alegria. Posto à vista e às 17:20 finalizava mais um Brevet.
Resumo do Brevet
Das lições aprendidas o que fica é não menosprezar o descanso antes do giro. Sair na madrugada é uma experiência excelente, mas é necessário controlar a ansiedade e começar descansado. Nos três primeiros PCs as paradas foram inferiores a 5 minutos, prolongando o tempo na segunda passagem em Bela Vista e nos demais PCs. Houveram outras paradas, mas inferiores a 5 minutos para que não comprometesse o tempo total, afinal "a pior média é a parada". Enfim, Quando estamos focados e determinados superamos as dificuldades, e “nada é impossível àquele que acredita”.