segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Reconhecimento Percurso BRM 200 - 2018

Está previsto para o próximo dia 04/02/2018 o Brevet do Barcelona – 200 km, sendo esta a primeira etapa da Série Super Randonneur organizada pelo Audax Goiás. O percurso foi escolhido após conversa com alguns ciclistas da região e pela sugestão de termos um trajeto em que não se repetisse (o famoso vai e vem). Uma parte da proposta já foi pedalada por alguns dos randoneiros em 2017 ao participarem dos brevets 200 e 300.  Aproveitamos este percurso e prolongamos com a novidade a partir da cidade de Cristianópolis, passando por São Miguel do Passa Quatro e Bela Vista de Goiás.
Como padrão da organização em propor o desafio, temos ficamos muito curiosos em saber a que cada participante estará submetido, possibilitando assim que possamos compartilhar a experiência de percorrer o trajeto e passar algumas dicas que possam ser aproveitadas, mesmo sabendo que se trata de um desafio de autossuficiência, cabendo a cada um traçar a sua própria estratégia. Sem muitas delongas vamos ao que interessa.
Reunimos no ponto de saída (Posto Barcelona) às 6:00, saindo às 6:20, estando presentes os ciclistas Flávio, André, Rodrigo e Sindário, com o propósito de cumprir o trajeto no prazo estipulado pelo Audax Clube Parisiense que é de 13 horas e 30 minutos. Apresentaremos o descritivo por etapas para facilitar a compreensão.

Randoneiros prontos para a saída

Posto Barcelona – Bela Vista – 29 KM
A pista neste trecho é duplicada tendo como opção uma ciclovia no sentido posto / Bela Vista. Embora tenha a ciclovia e nossa recomendação é que a utilize, alertamos para o cuidado na travessia das pontes onde há desníveis na cabeceira da ponte com a pista da ciclovia exigindo atenção e firmeza durante a passagem. Após o primeiro trevo de entrada para a cidade de Bela Vista encontra-se o posto e lanchonete Monte Rey, apesar de ter percorrido uma distância ainda pequena sugerimos que faça alguma alimentação caso ainda não tenham tomado o café da manhã, pois entre Bela Vista até a próxima parada não há opções para lanches.

Bela Vista – Piracanjuba – 42 KM (Acumulados 71 KM)
Segue-se na pista duplicada até o trevo de acesso à pista que leva à cidade de Piracanjuba. No trevo (aproximadamente 8 km do posto Monte Rey) entrar à direita na GO-147. Esta pista é um tapete, mas a atenção é quanto a ausência de acostamento. Recomendamos que evitem pedalar um ao lado do outro e trafeguem o mais próximo da faixa de delimitação da rodovia. É um trecho com bastante planos podendo imprimir uma velocidade média boa sem muitos esforços. Chegando no trevo de acesso à cidade de Piracanjuba, virar à esquerda até a panificadora Magno Pães. Um local com uma excelente estrutura com banheiros e uma diversidade de opções de lanches. Aqui será o primeiro ponto de controle. Ficamos no local por aproximadamente 40 minutos. No momento do pagamento do lanche solicitar que a pessoa do caixa carimbe e anote o horário no seu passaporte com o carimbo do próprio estabelecimento. Este será o registro que será apresentado na chegada do brevet. Não deixe de alimentar, o próximo trecho começa a aumentar o nível de dificuldade e também não há opção para alimentação ou hidratação.
Rodovia Bela Vista - Cristianópolis

Chegada no PC 1 - Piracanjuba

Piracanjuba – Cristianópolis – 42 KM (Acumulados 113 KM)
Retornar pelo caminho que chegou percorrendo aproximadamente 5 km até o trevo de acesso à GO-450 (esta é a pista de acesso para Cristianópolis). Rodovia nova, pouco movimentada, porém com acostamento reduzido. Muito sobe e desce, devendo ser poupadas as energias nas subidas. Até a chegada à cidade de Cristianópolis passamos por três trevos, atentar que deve seguir sempre sentido Cristianópolis. Próximo à chegada da cidade, no lado esquerdo da rodovia encontra-se o posto Entre Trevos. No nosso caso optamos por fazer uma breve parada de 5 minutos apenas para ir ao banheiro e abastecer as garrafas. Seguimos adiante até o próximo trevo e aproximadamente 2 km paramos para o almoço. Almoçamos no restaurante Fogão Caipira, ótima comida, com disponibilidade de acesso WiFi. É importante que façam um almoço bastante reforçado, pois a próxima parada não terá muitas opções de lanches. Ficamos parados por 50 minutos e seguimos adiante até a cidade de São Miguel do Passa Quatro.
Rodovia Piracanjuba - Cristianópolis

Cristianópolis – São Miguel do Passa Quatro – 18 KM (Acumulados 131 KM)
Passados metade do percurso, tínhamos o desgaste físico e o sol quente, e sabíamos que começaria o trecho que mais se exigiria do ciclista. A pista para São Miguel (GO-139) é estreita, porém foi recentemente refeita e o asfalto não possui dificuldades para transitar. Novamente reforçamos sobre a necessidade de pedalar o mais próximo da faixa de delimitação da rodovia. Chegando próximo à cidade, aproximadamente 16 km da última parada, há um posto no lado direito. Neste posto tem opção de água e lanchonete. Aqui será o segundo posto de controle, solicitar um carimbo no passaporte (Será aceito também um registro fotográfico do ciclista indicando o posto). Ficamos por 5 minutos para abastecer as garrafas de água.
Local escolhido em Cristianópolis para o almoço

Ponto de Controle em São Miguel do Passa Quatro.

São Miguel do Passa Quatro – Bela Vista – 37 KM (Acumulados 168 KM)
Após o ponto de controle seguir até atravessar a cidade, na via principal há uma placa indicando a entrada para rodovia de acesso para Bela Vista (GO-219). Serão 37 km de muitas subidas, certamente o trecho de maior dificuldade. A princípio muitos ficam assustados ao visualizar o mapa altimétrico o tamanho das subidas, mas a dica que damos é não se assustarem. Mentalize que será passada e mesmo que suba devagar um ritmo que não acabe com suas forças. Siga em frente, não desanime, muitos já passaram por essas subidas.
Rodovia São Miguel do Passa Quatro - Bela Vista

Chegando em Bela Vista será necessário atravessar o trecho urbano, o caminho recomendado é que após o trevo que deve ser circulado pela direita, passar uma pequena ponte e observar que após a ponte tem uma pequena viela e em seguida a rua de acesso à cidade. Seguir até a pista dupla que possui algumas jabuticabeiras, nesta avenida virar à direita e na rotatória seguinte contornar à esquerda, seguir até a rodovia GO-020. Na rodovia entrar à direita, seguindo até o posto Tabocão. Neste posto tem opção para abastecimento de água e lanches. Optamos por ficar por 30 minutos para recuperar as forças, alimentar e abastecer as garrafinhas de água.

Bela Vista – Posto Barcelona – 30 KM (Acumulados 198 KM)
Último trecho do percurso. Apesar de possuir ciclovia, esta estará no lado oposto ao sentido para a chegada ao posto. Portanto quem optar por utilizar este recurso deverá atravessar a pista antes do ponto de chegada. Se for escolhido seguir o sentido da rodovia, condição adotada pela maioria dos ciclistas da região, apenas estar atento no momento da travessia das pontes, pois alguns locais não possuem acostamento devendo assim adentrar à pista dos veículos. Chegamos às 17:50, gastando 11:30 para concluir todo o trajeto. E assim finalizamos mais um percurso Randonneur. Sabemos que não será fácil, mas com determinação será possível a conclusão.
 Posto e lanchonete Barcelona - Ponto de Saída e Chegada do Brevet.