domingo, 23 de abril de 2017

Brevet Vampirax - 300 Km - Relato Organização



O tempo apresentava ótimas condições para fazemos o reconhecimento do primeiro Brevet Vampirax na região de Goiânia. Algumas pessoas são receosas em pedais de longas distâncias principalmente quando o percurso exige que percorra parte no período noturno. Mas este detalhe é imprescindível e não tem com evitar.

Ao propormos o percurso para o Brevet 300 foi levado em consideração alguns pontos, tais como novo percurso e proximidade do ponto de largada. A região da GO-020 (Goiânia - Bela Vista), já bastante conhecida dos ciclistas, chamou bastante a atenção pois além de possuir a estrutura de ciclovia, agora também está iluminada entre as duas cidades. O trecho até Piracanjuba também é muito atrativo, com asfalto de excelente qualidade e tráfego de veículo reduzido, é muito utilizada pelos ciclistas que querem aumentar a distância do treino. Por fim, o trajeto Pirancanjuba – Cristianópolis com a estrada pavimentada e baixíssimo movimento de veículos permite aos ciclistas fluidez no deslocamento.

Organizado a logística para saída, reunimos à 01 da manhã no Posto Barcelona, onde 5 minutos após já estávamos em cima da bike para início do brevet. Estávamos em dois (Eu e o André).



Saída do Posto Barcelona – Senador Canedo -GO


Seguimos até o ponto de retorno no Posto AlphaMall (PC 1), fizemos o registro de passagem e imediatamente retornamos sentido Bela Vista. O trecho iluminado e poucos veículos permitiu seguirmos com segurança. Optamos em trafegar pela ciclovia.
 

Passagem pelo PC 1 – Posto Alpha Mall – Goiânia-GO

Chegamos em Bela Vista e para aproveitarmos a temperatura agradável fizemos o registro pela passagem pelo PC2, parando apenas para tirarmos a foto.


Passagem pelo PC 2 – Bela Vista-GO

No retorno para o Posto Barcelona começaram as primeiras gotas de chuva, precisamos fazer uma breve parada para proteger os celulares, e poucos minutos foi água forte. Chegamos ao posto debaixo de muita chuva. Neste momento o André não sentia muito bem e optou em parar por ali mesmo. Feito um breve lanche, registrei a passagem pelo PC seguindo em pedal solo para o trecho mais longo até a cidade de Piracanjuba.





Registro no PC 3 - Posto Barcelona - Senador Canedo-GO

A chegada na cidade de Bela Vista foi às 6:20 e aproveitei para fazer um lanche reforçado na lanchonete Monte Rey. Parada de 30 minutos e ainda sob chuva intensa segui sentido ao próximo PC em Piracanjuba.



Saída do Posto Monte Rey – Bela Vista-GO

Devido ao início do feriado (21 de abril) percebi um aumento de veículos na estrada, mas não atrapalhou manter o ritmo do pedal, chegando à lanchonete Magno Pães às 08:40. Mais um café e recuperado às energias segui destino à cidade de Cristianópolis, o último PC.


 
Comprovante PC 4 – Piracanjuba-GO

Ao chegar na rodovia de acesso à Cristianópolis a chuva já havia parado, porém a pista ainda molhada exigiu um pouco de atenção. O trecho tem boas subidas e exige assim cautela na força, afinal é necessário pensar na volta.
 

Subida à vista. Cristianópolis – Piracanjuba.

Em Cristianópolis, posto Entre Trevos, parada para almoço e um descanso mais prolongado. Chegada às 11:20 e saída às 12:30. O sol já estava forte e feito as devidas proteções segui para a parte final do percurso. Começa os últimos 100 km.


Comprovante PC5 – Cristianópolis-GO

Neste trecho final a média diminuía, mas era necessário manter o foco e olho no tempo. A meta era chegar antes de escurecer. Fiz a estratégia de segurar o ritmo e fazer paradas breves, abaixo de 5 minutos. Entrando na pista Piracanjuba para Bela Vista percorri 15 km parando em uma vendinha no povoado de Vereda para tomar um “refri” e logo segui sentido Bela Vista. Chegando à cidade, parada no Posto Tabocão para molhar a cabeça e trocar a água. Faltavam apenas 30 km, mas as forças já se esgotavam.



As subidas parecem ter ficado mais inclinadas e longas. Restando 10 km para o término a velocidade não passava dos 10 km/h, logo pensei que nesse ritmo gastaria uma hora para terminar. Tentava aumentar o ritmo, mas as pernas não obedeciam. Na última subida (Subida do Caldas) não passava do 8 km/h, e achei que se empurrasse andaria mais rápido. Mas falei comigo, só pode estar variando a cabeça. Rs. O sono estava querendo dominar, despejei a água que restava na garrafa e apertei o passo. Vencida a subida foi só alegria. Posto à vista e às 17:20 finalizava mais um Brevet.


 

Resumo do Brevet

Das lições aprendidas o que fica é não menosprezar o descanso antes do giro. Sair na madrugada é uma experiência excelente, mas é necessário controlar a ansiedade e começar descansado. Nos três primeiros PCs as paradas foram inferiores a 5 minutos, prolongando o tempo na segunda passagem em Bela Vista e nos demais PCs. Houveram outras paradas, mas inferiores a 5 minutos para que não comprometesse o tempo total, afinal "a pior média é a parada". Enfim, Quando estamos focados e determinados superamos as dificuldades, e “nada é impossível àquele que acredita”.








2 comentários:

  1. Parabens Flavio. excelente média. realmente esse trajeto será muito desafiador.

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  2. Parabéns companheiro, pela garra e pela boa narrativa!

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