Brevet 200
Goiânia - Indiara
14.11.2015
O sábado (14/11/2015) foi um dia marcante para os Randoneiros do Audax Goiás. Já bem cedo, por volta das 5:00 da manhã os grupos começavam a ser reunir para um novo desafio. Preparação dos equipamentos, confirmação que estava tudo em ordem e nada faltava.
Às 5:30 os organizadores iniciaram os trabalhos, dando a abertura oficial do evento, conferindo os nomes e realizando a entrega da numeração individual, passaporte e carta de rota. Próximo às 6:00 uma convocação geral para orientações sobre o percurso, dicas para alimentação e recomendações de segurança.
Repassadas os devidos recados, às 6:00 estavam os ciclistas liberados para início. Ritmo moderado até a chegada da BR 060, em poucos minutos já estavam na rodovia. O tempo agradável favoreceu que os atletas imprimissem uma velocidade confortável.
Cada um com sua estratégia e alguns grupos formados, todos chegaram ainda bem dispostos no km 100, sendo que o primeiro grupo registrou a passagem pelo PC às 9:00. Mesmo aqueles que preferiram se poupar, também expressaram a satisfação de ter chegado com energia de sobra. Hidratados, os ciclista fizeram o retorno para a segunda etapa do brevet, o retorno. Todos estavam cientes que o "melzinho" tinha acabado, e o que teriam pela frente não seria moleza.
Enquanto na primeira "perna" do percurso o sol tinha ajudado, já no final da manhã ele já aponta mostrando quem mandava e querendo saber quem era o "fortão". A turma da ponta procurava manter o ritmo, mas antes do PC 2 já se notava o grupo se desmanchando. Na chegada do PC 2, com 155 km percorridos, alguns já começavam a ter mais respeito com o trajeto, e se recompondo traçavam as melhores formas para não "quebrarem". Sabiam eles que a melhor parte do percurso estava por vir, a esperada "subida do Nêgo Forte", uma subida com uma inclinação não muito grande, mas bastante longa.
A turma de trás vinha em seu ritmo, moderado mas constante, e dentro do prazo determinado pela organização todos passaram e registraram seus tempos.
Às 13:00, foi aberto o PC de chegada, e pelo desempenho que a turma da frente vinha impondo não demoraria muito a aparecerem, e assim às 13:40 o primeiro ciclista, Rodrigo Emídio, chegou eufórico por ter finalizado o seu primeiro Brevet. Ainda teve tempo de se recompor, e aguardou seus companheiros chegarem 5 minutos depois. A partir daí era só diversão, a cada chegada de um ciclista, gritos de motivação e muitas emoções.
Enquanto isso, a turma vinha administrando o giro, para não ter a surpresa de "quebrar" fisicamente na etapa final. A partir da metade da tarde o tempo começava a fechar, dando sinal que a chuva estava próxima. E ela chegou. Muito vento e muita água, mas não foi impedimento para os ciclistas continuarem, diminuíram o ritmo, redobraram a atenção e seguiram firmes.
Ao final, apesar de algumas desistências, todos chegaram animados e eufóricos por finalizar o brevet, mesmo aqueles randoneiros mais experientes, pois cada BRM deixa sua marca.
Os resultados prévios estão disponíveis clicando em:
Resultados Prévios BRM 200.